domingo, maio 31, 2009

Uma nova psicologia - Tantra


A nova psicologia será baseada nas experiências de uma certa escola, das mais antigas -- tantra. Existem poucas grandes descobertas no mundo. Tantra pode clamar ser a maior das descobertas. Mesmo depois de bombas nucleares, as descobertas tântricas estão paradas por dez mil anos, sem serem aplicadas. Elas representam um insight de grande valor.

O insight é que o homem e a mulher não são – um homem apenas homem e uma mulher apenas mulher -- não. Eles são ambos, juntos, homem é metade homem e metade mulher e o mesmo é verdade sobre a mulher. Isto parece muito lógico e científico, porque toda criança nasce de um pai e uma mãe.

O pai contribui com alguma coisa, a mãe contribui com alguma coisa, e é assim que a criança é – uma combinação, uma síntese entre o homem e a mulher. Se a criança é um menino, então o homem está em cima e a mulher está nas camadas inconscientes da mente. Se a criança é uma mulher, então a mulher está em cima e o homem está escondido abaixo.

E esta é a grande contribuição do tantra: que a não ser que o homem e a mulher dentro de você tornem-se um todo, você vai permanecer descontente, algo está sempre faltando. E porque você sempre olha para fora, você sente que as qualidades femininas ou masculinas estão faltando, você não percebe que há um mundo dentro de você também, você só percebe um mundo e este é fora de você.

Você começa a olhar pra fora, buscando uma mulher ou um homem quem possa criar um todo orgânico, uma unidade em sua vida, de forma que este buraco constante, esta coisa que está faltando, esta não completude pesada no seu ser possa ser removida. Você vai procurando pelas mulheres de fora, pelos homens de fora. Mas ninguém nunca encontrou nenhuma mulher de fora ou homem de fora que possa preencher o desejo, o anseio de se tornar um todo completo.

Mas o entendimento básico está certo, que homem e mulher precisam misturar suas energias em uma só. Apenas uma coisa está faltando e este milagre só pode acontecer dentro de você, não é nada de fora. É algo que quando você se torna silencioso e pacífico e alegre, você entra profundamente nos estados de meditação, quando sua inteligência se torna mais afiada, você verá o outro que você está procurando está dentro de você.

E não haverá problema com a mulher interior e o homem interior. No momento que você os reconhece eles começam a se derreter um no outro, sem nenhum esforço de sua parte, apenas o reconhecimento é suficiente para engatilhar o processo de mistura.

OshoSermons in Stones
Chapter#20 ‘The Other... Hell or the Door to the Divine?’
http://www.osho.com/

Nenhum comentário: